Buzzfeed: testes, games e formas divertidas de se comunicar

November 30, 2019 3 By Danilo Vieira Andrade

Quem nunca se aventurou nos excêntricos testes ou se identificou com as divertidas listas do Buzzfeed? Ao unir informação e entretenimento, o Buzzfeed virou case a ser estudado no webjornalismo contemporâneo.

 

Enquanto muitos portais labutavam diante do grande desafio de migrar também para o âmbito digital, em 2006, Jonah Peretti, fundador do Buzzfeed, ampliou o seu olhar para a necessidade do leitor interagir com a informação. Tal fator gerado pela a importância que as redes sociais, como Facebook e Twitter, ocuparam na rotina das pessoas. E mais, o poder de fala que elas disponibilizaram para os internautas. 

 

Ler, interagir, se identificar e compartilhar. O poder de ampliar as fronteiras da disseminação da mensagem caiu também nas mãos do leitor. Por isso, Peretti não somente investiu em conteúdos propagáveis como também em um  layout e em uma linguagem semelhantes ao das redes sociais. Buzz (gerar repercussão; burburinho)+  Feed (alimentação:  assim nasceu o Buzzfeed, portal de conteúdos virais nutridos pelo comportamento dos usuários e propagados pelos próprios, gerando uma rede colaborativa infinita.

 

Mas nem só de listas, testes e games o portal se baseia.  Embora seja divertido descobrir “Com qual animal marinho você deveria sextar?”, a plataforma tem investido seriamente, desde 2013, em conteúdo jornalísticos e na credibilidade de suas reportagens, investigações e entrevistas. Basta clicar em BuzzFeedNews e você terá acesso às notícias do momento com linguagem leve e humorística. Vale a pena conhecer!

 

E falando em testes, leveza e humor, que tal descobrir que tipo de mídia combina mais com você, com esse quiz inspirado no #BuzzFeedWayOfLife? Clique abaixo e responda!

Qual tipo de mídia combina mais com você?

INICIAR QUIZ

 

Você já conhecia essa forma divertida e interativa de comunicar? Qual é o seu Quiz Favorito do Buzzfeed? Comente abaixo nos comentários!